domingo, 14 de outubro de 2007

Campos de Atuação

Promoção à Saúde
Saúde é um conceito amplo que compreende de forma dinâmica o bem-estar humano em suas várias dimensões numa perspectiva emancipatória e, portanto, necessariamente democrática, entendendo o direito à saúde como direito à vida. Nesse sentido, embasada no paradigma dos direitos humanos, sexuais e reprodutivos, esta linha visa desenvolver ações de formação, discussão pública e pesquisa com ênfase para a Humanização do Parto e Nascimento. Condição essencial das atividades neste campo é a luta pela responsabilização e implicação dos sujeitos nas decisões sobre seus processos de saúde-doença.

Educação Popular
Visa contribuir, fortalecer e desenvolver processos de formação, pesquisa, articulação e promoção de políticas públicas no campo da educação popular, entendida como paradigma latino-americano de ação social baseada na apropriação do conhecimento como estratégia emancipatória coletiva e individual. Educação Popular representa um aporte metodológico estratégico nas ações do Instituto.

Cultura e Socialidades
A partir da idéia de pluralismo e diversidade, esta linha busca fortalecer e contribuir com o empoderamento das culturas tradicionais e populares, através de ações de desenvolvimento comunitário, formação e atuação nas políticas públicas, bem como da promoção do diálogo intercultural. Na mesma perspectiva, busca-se desenvolver pesquisas e promoção de culturas não-hegemônicas baseadas nas novas socialidades que tenham contribuições à construção de relações sociais humanizadas e emancipatórias.

Nenhum comentário: