NOSSOS PROJETOS


Grupo Boa Hora  
Grupo de gestantes e casais grávidos aberto à comunidade, iniciado em novembro de 2005, que se reúne semanalmente, visando encorajar a escolha informada da mulher e a co-responsabilização do homem a respeito dos processos de gestação, parto e pós-parto e promover a humanização do parto e do nascimento e a maternidade e paternidade ativas. Conta com o apoio do Espaço Luminares e da Rede Parto do Princípio.

Grupo CriaAção 
Grupo de apoio à maternidade e à paternidade ativas, idealizado em parceria com o Ishtar – Espaço para Gestantes e em atividade desde junho de 2011, com o apoio da Livraria Cultura e do Espaço Luminaris. O CriaAção realiza encontros mensais com o objetivo de promover vivências, reflexão e debate sobre puericultura e temas correlatos, encorajando escolhas mais conscientes e responsáveis acerca do processo de criação dos filhos.

Projeto Narrativas do Nascer 
Projeto que vem sendo desenvolvido pela UFPE, em parceria com o Instituto Nômades, desde abril de 2011, abordando o parto e o nascimento como eventos culturais que envolvem crenças, discursos e rituais diversos, e que tem por objetivo trazer a público discursos e relatos a respeito dos processos de parto e nascimento que coexistem atualmente em nossa sociedade. 

Projeto Gerando Cultura
Projeto executado de julho de 2011 a agosto de 2012 em parceria com o Ishtar – Espaço para Gestantes e com o apoio da Livraria Cultura, que se constituiu como um espaço semanal gratuito para troca de conhecimentos e experiências acerca dos processos de gestação, parto, pós-parto e puericultura, visando a construção de uma cultura de atenção ao parto e à infância mais humana e menos tecnocrática.

Projeto Saberes e Práticas das Parteiras Tradicionais de Pernambuco  
Projeto de pesquisa homenageado na edição 2006/2007 do Programa Petrobras Cultural, desenvolvido entre 2008 e 2011, que teve por objetivo inventariar e registrar os saberes e práticas das parteiras tradicionais organizadas em associações e núcleos no Estado de Pernambuco utilizando a metodologia do Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC), do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). A pesquisa localizou e entrevistou um total de 156 parteiras, gerando um rico banco de dados e imagens sobre o ofício das parteiras pernambucanas.

Inventário dos Saberes e Práticas das Parteiras Indígenas de Pernambuco 
Projeto desenvolvido entre 2009 e 2011, com o incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura). Foi concebido como uma continuidade do projeto descrito acima, incluindo na pesquisa parteiras indígenas de três das etnias indígenas mais populosas do Estado (Xucuru, Kapinawá e Pankararu). O projeto localizou e entrevistou um total de 69 parteiras indígenas pernambucanas. 

Círculo de Saberes sobre Humanização do Parto e do Nascimento 
Projeto desenvolvido em 2006/2007, que teve por objetivo reunir representantes de diversos segmentos da sociedade e categorias profissionais com o intuito de  ampliar a compreensão sobre o tema da humanização do parto e do nascimento numa perspectiva transdisciplinar, unir esforços individuais em ações coletivas concretas de maior poder de alcance, e promover o diálogo entre o conhecimento tradicional e o conhecimento científico e técnico.

Projeto Tankalé - Formação para o Auto-registro Audiovisual Quilombola  
Um projeto de formação técnica, política e pedagógica de jovens quilombolas, visando o auto-registro audiovisual de suas tradições, da sua identidade étnica e da sua história oral, desenvolvido pela produtora Crioulas Vídeo em parceria com o Instituto Nômades em 2009/2010. Contemplado no 2º Edital do Programa de Fomento à Produção Audiovisual de Pernambuco (2009), o projeto, realizado em Conceição das Crioulas, Santana e Contendas - comunidades quilombolas do município de Salgueiro, sertão central de Pernambuco -, também recebeu o Prêmio Pontos de Mídia Livre do PROGRAMA CULTURA VIVA - SPPC/MinC e do PROGRAMA MAIS CULTURA – SAI/MinC, na categoria de alcance e repercussão local/estadual, em 2009.