quinta-feira, 16 de abril de 2009

Inventário dos Saberes e Práticas das Parteiras Indígenas de Pernambuco

Este projeto, incentivado pelo Fundo de Cultura do Governo do Estado de Pernambuco (FUNCULTURA), realizado pelo Instituto Nômades, em parceria com o Núcleo Ariano Suassuna de Estudos Brasileiros/UFPE, e apoiado pelo Grupo Curumim e pela Associação Saúde Sem Limites, desde março de 2009, visa inventariar os saberes e práticas de parteiras indígenas de três etnias do estado de Pernambuco - Xucuru (Agreste Central), Pankararu (Sertão de Itaparica), Kapinawá (Agreste Meridional) - utilizando a metodologia do Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC), desenvolvida pelo Iphan.


O projeto foi concebido como uma continuidade do Projeto Saberes e Práticas das Parteiras Tradicionais de Pernambuco que vem sendo realizado pelo Instituto Nômades, com o patrocínio da Petrobras, desde abril de 2008. Ambos os projetos foram idealizados diante da necessidade de reconhecer e salvaguardar o conhecimento das parteiras tradicionais, parte integrante do nosso patrimônio cultural imaterial, devido à fragilidade do modo de transmissão desse conhecimento (oralidade); à avançada idade da maioria das parteiras ativas, e à escassez de registros escritos sobre esse saber. Verificou-se a necessidade de estender a pesquisa às parteiras indígenas, dada a especificidade de sua cultura, a fim de aumentar a representatividade da pesquisa e viabilizar a solicitação de registro desse saber ao IPHAN.


Este é um projeto inédito e pioneiro que visa inventariar, registrar e divulgar as os saberes e práticas de parteiras indígenas no estado de Pernambuco. Utilizando a metodologia do Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC), do IPHAN, o inventário será realizado em três das etnias indígenas mais populosas do estado (Kapinawá, Pankararu, e Xucuru), selecionadas a partir de dados oficiais disponibilizados pela Secretaria Estadual de Saúde, de modo a abranger as etnias que exibem um maior quantitativo de parteiras.


Este projeto poderá fornecer subsídios para elaboração de políticas públicas nas áreas da cultura e da saúde, além de poder contribuir para a valorização de práticas culturais tradicionais indígenas.


Serão produzidos folders com uma síntese do resultado do inventário que serão distribuídos gratuitamente, especialmente entre etnias e instituições envolvidas e relacionadas. Pretende-se, também, disponibilizar gratuitamente ao público em geral os resultados do inventário, através dos sites de instituições e de redes interessadas, especialmente aquelas que trabalham nos campos da cultura tradicional, do gênero e da promoção da saúde indígena.

Nenhum comentário: