quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Como seu bebê será recepcionado no parto? V Roda de Diálogos do Narrativas do Nascer


Neste sábado, dia 17 de dezembro, acontecerá a V Roda de Diálogos do Projeto de Extensão Narrativas do Nascer, na Livraria Cultura, com o tema Como seu bebê será recepcionado no parto?, encerrando o primeiro e riquíssimo ciclo de Rodas de Diálogo do Projeto Narrativas do Nascer. 

A Roda reúne profissionais falando das suas práticas de atendimento e mulheres relatando suas vivências de partos / cesáreas, numa rica troca de experiências e abordagens sobre o parto. Para o evento deste mês, que enfocará a perspectiva do nascimento, ou seja, do bebê, foram convidadas mulheres cujos bebês tiveram diferentes experiências de nascimento (sem intervenções, com intervenções necessárias ou desnecessárias), uma doula e uma parteira. Pretendemos, a partir das diferentes perspectivas trazidas, examinar os possíveis efeitos das diferentes formas de atendimento ao bebê no nascimento no estabelecimento do vínculo com a mãe, o pai e a família.

A ideia do Projeto Narrativas do Nascer é abordar parto e nascimento como eventos culturais, que envolvem crenças, rituais e discursos variados. Nas rodas de diálogo, teremos a oportunidade de conhecer a pluralidade de procedimentos no atendimento à mulher e ao recém-nascido, a forma como estas práticas são recebidas e o seu impacto nas experiências das mulheres e suas famílias.

O projeto, coordenado pela professora Elaine Müller, do Departamento de Antropologia e Museologia da UFPE, em parceria com o Instituto Nômades, tem o apoio da Livraria Cultura, e integra a programação do Gerando Cultura, um espaço para a discussão de temas relacionados à gravidez, parto, maternidade, paternidade e puericultura, todos os sábados, na Livraria.

Como seu bebê será recepcionado no parto? - V Roda de Diálogos do Narrativas do Nascer
Realização: Narrativas do Nascer/DAM/UFPE e Instituto Nômades
Apoio: Livraria Cultura
Local: Livraria Cultura Paço Alfândega – Recife
Data: 17 de dezembro | 12h30min

Mais informações:
narrativasdonascer@gmail.com | (81) 9728.5308 / 9973.8035

2 comentários:

Sylvana disse...

Ficou lindo esse cartaz! Sucesso ao projeto!

Instituto Nômades disse...

Gratas, Syl! Beijos pra você, Well, Ernesto e Joana!