segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Encontro Sobre Pedagogia Waldorf


A Escola Waldorf Recife, através da Associação Pedagógica Waldorf do Recife, realizará um novo evento para divulgar os princípios deste modelo de pedagogia que tem sido bastante difundido em todo o mundo. Os encontros serão conduzidos pelo professor Peter Biekarck, formado pelo Emerson College (Inglaterra) e coordenador do Curso Brasil de Formação de Professores Waldorf.

A programação do encontro Pedagogia Waldorf - Seus Princípios e Fundamentos será formada por uma palestra aberta e um encontro de aprofundamento, que são dirigidos a pedagogos, professores e ao público interessado. Além de difundir a pedagodia waldorf, o encontro tem o objetivo de trazer informações sobre o Curso de Formação em Pedagogia Waldorf, que acontecerá a partir de abril de 2009 e terá duração de quatro anos.

A palestra aberta, que acontecerá no dia 26 de setembro, a partir das 19h, custa R$ 5,00 e o encontro de aprofundamento, no dia 27, das 8h30 às 19h, e no dia 28, das 8h30 às 12h, custa R$ 95,00. Todas as atividades acontecerão na Escola Waldorf Recife, na Rua Guimarães Peixoto, 309, em Casa Amarela.

Outras informações sobre a Pedagogia Waldorf:

· A pedagogia Waldorf se baseia nos princípios da Antroposofia, ciência criada pelo pensador e cientista austríaco Rudolph Steiner, que estuda o ser humano em seus três aspectos: corpo, alma e espírito.

· Hoje, existem cerca de 800 escolas espalhadas pelos cinco continentes. A Unesco considera o método Waldorf como a pedagogia modelo para os nossos tempos.

· Na Alemanha, são 208 escolas e 530 jardins da infância. Nos Estados Unidos, onde os alunos Waldorf são extremamente bem avaliados no processo de acesso às universidades, existem cerca de 150 escolas. Outros países com numerosas experiências Waldorf são Holanda, Inglaterra, Itália, Áustria, Suécia, Suíça, Noruega, Finlândia, Dinamarca, Austrália, Canadá e África do Sul.

· No Brasil, existem atualmente 22 escolas, distribuídas por São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Brasília, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Goiás, Ceará e Recife.

· Nosso currículo se alterna de forma rítmica entre as matérias do âmbito do pensar (matemática, ciências etc.) com aquelas do sentir (artes) e do agir (trabalhos manuais, esportes etc.).

· As aulas acontecem dentro de uma atmosfera artística, o que exige uma formação especial para o professor Waldorf e o torna um artista da educação.

· Tudo isso para que o jovem aluno tenha grandes chances de se tornar um adulto saudável e equilibrado, capaz de agir com segurança no mundo.

Mais informações:
Janise Paiva,
Escola Waldorf do Recife,
(81) 3441-0703

Nenhum comentário: