domingo, 14 de outubro de 2007

Programas Institucionais

PROGRAMA BOA HORA

E num dia de bendita magia,numa explosão de luz e flor,num parto sadio e sem dor,é capaz, bem capaz, que uma mulher da minha terra consiga parir a paz.
(Benditas Mulheres, autor desconhecido)

Boa Hora é um programa do Instituto Nômades que tem como objetivo a promoção da gestação saudável; da humanização do parto e do nascimento; da valorização dos conhecimentos das parteiras tradicionais; da eqüidade de gênero e da maternidade e paternidade responsáveis.

Temos, atualmente, três projetos em andamento dentro do Programa Boa Hora:

1. Grupo Boa Hora
Um grupo de casais grávidos que se reúne todas as segundas-feiras à noite com o objetivo de proporcionar aos participantes:

o Apoio emocional;
o Troca de vivências e saberes sobre os processos de gestação, parto e pós-parto;
o Preparação física, emocional e cognitiva para uma vivência de parto mais tranqüila e satisfatória;
o Estímulo à apropriação dos processos de gestar e parir pela mulher e à co-responsabilização do homem.

Oferecemos um serviço de indicação de profissionais humanizados (obstetras e parteiras) e a opção de acompanhamento do trabalho de parto e parto por doulas.

Os encontros são gratuitos e abertos a casais grávidos e mulheres e homens grávida(o)s desacompanhada(o)s.

Desde a sua formação, em novembro de 2005, passaram pelo grupo cerca de 30 casais grávidos / gestantes. Nossos índices atuais, referentes aos tipos de parto, são os seguintes: 26% de cesáreas; 74% de partos normais, sendo que, destes, 79% foram partos domiciliares e 21% foram partos hospitalares.

2. Círculo de Saberes sobre Humanização do Parto e do Nascimento
Este Círculo acontece bimestralmente, aos 3ºs sábados, e tem como objetivo principal servir como um espaço de formação e ação para profissionais, estudantes e pessoas interessadas no tema da Humanização do Parto e do Nascimento. Pretendemos reunir representantes dos mais diversos segmentos da sociedade (OSCs, universidades, órgãos públicos, entidades profissionais, etc) e a maior diversidade possível de profissionais envolvidos com o parto humanizado (parteiras, doulas, médicos, enfermeiras, psicólogos, professores, cientistas sociais etc), com o intuito de ampliarmos nossa compreensão sobre o tema numa perspectiva transdisciplinar, unirmos esforços individuais em ações coletivas concretas de maior poder de alcance, e promovermos o diálogo entre o conhecimento tradicional e o conhecimento científico e técnico. Queremos também, através deste Círculo, contribuir com a produção, sistematização e publicização de conhecimentos sobre a Humanização do Parto e do Nascimento.

O Círculo foi lançado em maio de 2006, por ocasião da Semana Mundial pelo Respeito ao Nascimento, e até abril de 2007 trabalhamos o tema geral “Tempo para Nascer”, abordando-o a cada encontro sob um ângulo diferente. Temáticas já trabalhadas: Tempo da mulher; a Medicina Baseada em Evidências e o tempo do parto; tempo do pai; tempo do bebê; a parteira tradicional, a obstetriz e o tempo do parto; a espiritualidade e o tempo do parto.

3. Círculo Interfamiliar
Círculo que acontece bimestralmente e que tem por objetivo reunir as famílias que participaram do Grupo Boa Hora, bem como outras famílias que tenham interesse em participar, para promover a troca de saberes e vivências sobre amamentação e nutrição, educação infantil, maternidade, paternidade e temas correlatos. Com este projeto, o Instituto Nômades pretende promover uma maior implicação e responsabilização de pais, mães e pessoas envolvidas com os cuidados infantis, encorajando escolhas conscientes e informadas em relação ao processo de criação dos filhos, além de oferecer um espaço de convívio para as crianças.

Parceiros do Programa Boa Hora:
Associação de Parteiras de Jaboatão dos Guararapes, Escola Waldorf do Recife, Movimento Curador, Rede Parto do Princípio (http://www.partodoprincipio.com.br/).
_______________________________________________________
PROGRAMA DE CULTURAS TRADICIONAIS
Programa do Instituto Nômades que vem sendo concebido com o objetivo de contribuir com a reprodução e a valorização dos saberes tradicionais comunitários, considerando a relevância dos conhecimentos tradicionais como fonte de riqueza material e imaterial, e assim reconhecendo a importância da diversidade cultural para a plena realização dos direitos humanos.

Esse programa é norteado por uma compreensão dinâmica e plural da cultura, fenômeno em suas diversas formas ressignificado no tempo e no espaço, que se fortalece mediante a livre circulação de idéias e se retroalimenta das relações de trocas numa interação de saberes entre outras culturas.

No mundo plural e diversificado, ir ao encontro do Outro, o diferente, significa para o Instituto Nômades, fortalecer e contribuir com o empoderamento das culturas tradicionais e populares, através de ações de desenvolvimento comunitário, formação, pesquisa e atuação nas políticas públicas, partindo de uma perspectiva transdisciplinar. Procuramos, assim, promover o diálogo intercultural, norteado pelo princípio da reciprocidade na esfera das relações de troca.

Ações Previstas para 2007-2008

Círculo de Saberes na Brincadeira de Maracatu: Reunindo o baianal e a cabocaria – o Engenho Cumbe é reduto da comunidade que faz o Maracatu Rural Cambinda Brasileira. Brincadeira quase centenária, apresenta fragilidades no campo da reprodução de sua cultura imaterial e carência de acesso da comunidade a informações acerca dos cuidados com a saúde e da cidadania de um modo geral. Nesse contexto, o Círculo de Saberes visa promover o diálogo intercultural nos campos da Saúde, da Educação e da Cultura.

O Círculo de Saberes se insere aqui como uma proposta transdisciplinar de promoção à saúde a partir dos conhecimentos tradicionais inerentes à cultura local. Estes conhecimentos incluem a cura pelas mãos da rezadeira/benzedeira e/ou pelos diversos chás, infusões, banhos obtidos através de ervas medicinais colhidas no quintal de casa.

O Círculo também se insere enquanto ação formativa embasada na pedagogia libertária de Paulo Freire para suprir certas deficiências da comunidade. Tais deficiências podem ser observadas, por exemplo, nos jovens assustados com as transformações de seu corpo, carentes de informações sobre sexualidade e direitos sexuais e reprodutivos; nos idosos a sentir que seu corpo demanda cuidados diferenciados. É na Zona da Mata de Pernambuco que as estatísticas registram um dos maiores índices de câncer de pênis do Estado - e o homem da Mata Norte, nos dias de hoje cortador ou não de cana-de-açúcar, a se fantasiar na figura do caboclo-de-lança abrilhantando o nosso carnaval, aqui apresenta fortes indícios de que também precisa ser cuidado.

O Círculo também emerge aqui na perspectiva de possibilitar aos integrantes da brincadeira o exercício da oralidade, prática original no processo de reprodução do saber-fazer maracatu na dinâmica do tempo. É nesse universo dinâmico da cultura imaterial que os antigos folgazões poderão trazer às novas gerações, no espaço do Círculo, o sentido dos valores ancestrais representados na figura feminina do “baianal” e nas masculinidades da “cabocaria”.

Círculo de Saberes Tradicionais no Ritmo do Samba de Coco – do bojo da macaibeira vem a feitura artesanal do zabumba, instrumento principal das brincadeiras de samba de coco, som que se faz ecoar no Litoral Norte de Pernambuco à época do ciclo junino. Igarassu é um desses celeiros a concentrar brincadores tradicionais do samba de coco. A intenção é realizar um Círculo de Saberes na comunidade com o intuito de reunir a antiga e a nova geração de fazedores desse bem cultural imaterial, característico da região, criando um espaço de diálogo no qual os participantes possam trazer suas experiências no campo da reprodução do saber tradicional e das necessidades internas de sustentabilidade, subsídios relevantes para reflexões e proposições de políticas públicas no campo da cultura.

Saberes e Práticas das Parteiras Tradicionais de Pernambuco – projeto de pesquisa no campo do Patrimônio Cultural Imaterial que visa valorizar os saberes e práticas tradicionais da parteira pernambucana a partir do registro da diversidade de suas técnicas e rituais, utilizando a metodologia do Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC) do IPHAN. Este projeto está também vinculado ao Programa Boa Hora e foi homenageado no Programa Petrobrás Cultural 2007. A previsão para o início da execução do projeto é novembro de 2007.

TÀNKÁLÈ em yourubá-nagô, significa “contar para todo o mundo” - projeto de inventário audiovisual da memória quilombola, uma iniciativa do Crioulas Vídeo, primeira produtora audiovisual composta exclusivamente por quilombolas em Pernambuco, junto à Associação Quilombola de Conceição das Crioulas (Salgueiro-PE). Destinado à formação de atores culturais em consonância com a circulação dos saberes culturais, este projeto se destina à multiplicação desses atores nas Comunidades de Livramento - Águas Claras, situado na divisa entre os Estados da Paraíba e de Pernambuco. O Instituto Nômades se identifica com essa proposta de registro audiovisual das tradições, da identidade étnica e da história oral das comunidades quilombolas a partir de seu próprio olhar, assim se tornando parceiro do Crioulas Vídeo, no processo de formação sobre Patrimônio Cultural.

“Dos Canaviais à Capital: Cabocarias de flecha, maracatus de orquestra, baque solto, rural” - projeto no campo do Patrimônio Cultural Imaterial que, na linha editorial do Instituto Nômades, visa publicar esse estudo antropológico sobre mitos, religião, oralidade e reprodução do saber tradicional, condições de vida e sustentabilidade econômica das brincadeiras de maracatu baque solto/rural na dinâmica do tempo. Etnografia que teve sua origem na vivência da antropóloga Sumaia Vieira com os maracatus da Zona da Mata Norte pernambucana ao longo de 10 anos, o objetivo do projeto é a publicação dessa dissertação de mestrado defendida no Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFPE (2003), que chegou a receber destaque da comissão científica da CAPES no ano de 2004.

Nenhum comentário: