quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Os número da Saúde Suplementar - Parto Normal x Cirurgia Cesariana

Dados atualizados em novembro/2015 - RECIFE/PE
Saúde Suplementar
% de Parto Normal x Cirurgia Cesariana - Por Profissional

Estamos fazendo esforços para juntar em uma única planilha os dados sobre Parto Normal e Cirurgia Cesariana por profissional, em Pernambuco. A ação visa que a usuária tenha direito à informação de qualidade e baseada em evidências científicas atuais sobre a qualidade dos serviços prestados pelos profissionais que está contratando.

A medida que obriga a disponibilização desses dados é fruto de denúncia feita no ano 2006 pela Parto do Princípio ao Ministério Público Federal sobre o abuso de cesarianas. De lá para cá, o movimento social de mulheres vem crescendo e pressionando o sistema de saúde a tomar medidas para combater a violência obstétrica, a melhoria da qualidade do atendimento e a redução da taxa de cesarianas desnecessárias.

Quem tiver dados e quiser compartilhar para integrá-los à planilha, favor enviar email para: julia@institutonomades.org.br

MAIS INFORMAÇÕES:

A RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN N-o 368, DE 6 DE JANEIRO DE 2015, da Agência Nacional de Saúde Complementar (ANS), que dispõe sobre o direito de acesso à infor- mação das beneficiárias aos percentuais de cirurgias cesáreas e de partos normais, por operadora, por estabelecimento de saúde e por médico e sobre a utilização do par- tograma, do cartão da gestante e da carta de informação à gestante no âmbito da saúde suplementar. Diz em seu Art. 2o:

"Sempre que for solicitado por uma de suas bene- ficiárias ou seu representante legal, a Operadora de Planos Privados de Assistência à Saúde deverá disponibilizar o percentual de cirurgias cesáreas e de partos normais, da própria operadora, estabelecimentos de saúde e médicos nominados pela beneficiária ou seu representante legal."

Para acessar a planilha, clique no link abaixo:

Nenhum comentário: